ELETROCARDIOGRAMA

O eletrocardiograma (ECG), ou a mensuração de atividade cardíaca, é um instrumento amplamente utilizado em análises cardiológicas para diagnósticos clínicos, mas também possui importante papel em estudos experimentais da Neurociência, pois é uma medida de variação do recrutamento do sistema nervoso simpático em resposta a uma dada tarefa ou estímulo específico.

Para coletar esses dados, utilizamos eletrodos posicionados no tórax, nos pulsos e nas pernas, variando entre três e 12 pontos de captação de sinal. A partir desse sinal, os dados podem receber alguns tratamentos, como limpeza de artefatos e retirada de ruídos provenientes da corrente elétrica do ambiente, e, em seguida, os dados podem ser interpretados por diversas análises. Com os dados “limpos”, podemos analisar o intervalo interbatidas (IBI, do inglês interbeat interval), a frequência cardíaca (HR, do inglês heart rate) e a variabilidade da frequência cardíaca (HRV, do inglês heart rate variability).

Fotografia da vista lateral de uma mulher de camiseta de alças finas com 2 eletrodos posicionados sobre o tórax. Ela está digitando no teclado de um computador. Nesta foto, não é possível ver o rosto da mulher.