Metaestabilidade Cerebral e o Riso: Correlatos Neurais do Humor: Variabilidade do sinal global de fNIRS Associada ao riso

A pergunta central desse projeto é: Como a dinâmica da conectividade cortical ( i.e., a metaestabilidade do sinal neural) é modulada pelo riso? Serão coletados dados de atividade cortical utilizando espectroscopia no infravermelho próximo (fNIRS) de 50 participantes adultos saudáveis em um desenho experimental do tipo rest-task-rest. Para a indução de riso espontâneo serão utilizados vídeos humorísticos. Para tarefas de controle serão utilizados vídeos sem teor humorístico e uma instrução para expressão de riso não-espontâneo (sem estímulo cômico).
Com base em achados recentes de associação da metaestabilidade do sinal cortical com estados cognitivos, hipotetiza-se que durante o riso espontâneo a metaestabilidade será maior que no descanso (resting state) pré-estímulo, no riso não-espontâneo e na apresentação de vídeo sem teor humorístico. Também espera-se que, durante o riso não-espontâneo, a metaestabilidade seja menor que no descanso, no riso com estímulo e no vídeo sem humor. Por fim, espera-se que a metaestabilidade no repouso após a condição de riso espontâneo seja menor que a observada no repouso antes do riso e que essa diferença não seja observada nas condições controle (vídeo sem riso e riso não-espontâneo).

EQUIPE

VIVIAN SUGANO

Mestranda e líder do projeto

CLAUDINEI BIAZOLI JR.

Orientador

ARTIGOS

PUBLICADOS

PRÉ-PRINT

ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO