Nossos estudos têm desenhos experimentais e de intervenção, com projetos que envolvem coletas de dados presenciais e online, com medidas comportamentais e de neurofisiologia.
CONHEÇA NOSSAS FERRAMENTAS
-
Questionários
Questionários são uma técnica de coleta de dados que consiste em questionar uma amostra representativa de indivíduos sobre suas opiniões, comportamentos ou informações demográficas. São utilizados para obter uma visão geral de uma população específica.
-
Tarefas comportamentais
Uma tarefa comportamental é uma atividade específica designada para medir o comportamento de uma pessoa em resposta a um estímulo. É comumente usada em pesquisas psicológicas para avaliar as respostas emocionais, cognitivas e comportamentais.
-
Eletroencefalografia
Encefalografia é uma técnica de mensuração da atividade elétrica do cérebro. É realizada usando eletrodos colocados na cabeça e registrando as ondas cerebrais correlatas a atividades cognitivas. É amplamente utilizada associada com tarefas comportamentais.
-
Estimulação Magnética Transcraniana
A estimulação magnética transcraniana é uma técnica não invasiva que envolve a aplicação de impulsos magnéticos para estimular áreas específicas do cérebro. Pode ser usada para investigar o funcionamento cerebral e para modular comportamentos.
-
Neuroimagem por Infravermelho
Neuroimagem por infravermelho é uma técnica não invasiva de imageamento cerebral baseada em emissão e recepção de luz infravermelha, que possibilita mensurar a oxi e a deoxi-hemoglobina, permitindo estudar a atividade cerebral durante a realização de tarefas cognitivas.
-
Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua
A estimulação transcraniana por corrente contínua é uma técnica não invasiva de estimulação elétrica com aplicação de corrente elétrica de baixa intensidade usando eletrodos colocados sobre o escalpe. Pode ser usada para investigar a modulação de funções cognitivas e comportamentais.
FERRAMENTAS DE MEDIDAS PERIFÉRICAS
Esse instrumento mensura uma atividade do sistema nervoso periférico, que se divide em simpático e parassimpático. Situações de estresse, emoções intensas e alta demanda cognitiva, por exemplo, geram maior atividade no sistema simpático. Essas alterações envolvem aumento da frequência cardíaca, sudorese, contrações de músculos específicos e dilatação pupilar. Em conjunto, as atividades marcadas por essas alterações são chamadas de medidas periféricas.
Essas medidas têm um papel de destaque em estudos de processos afetivos, como regulação emocional, empatia a dor, dor social e tomada de decisão, temas muito relevantes para o escopo dos estudos deste INCT.
A coleta desses dados tem, por exemplo, a vantagem de poder ser feita em paralelo à coleta de dados de medidas da atividade do sistema nervoso central, como coletas por eletroencefalografia e/ou espectrografia por infravermelho, além de também poder ser associada a técnicas de neuroestimulação.
-
Rastreamento Ocular
Rastreamento ocular é uma técnica que mede a posição e movimento dos olhos ao longo do tempo e pode ser utilizada para estudar a atenção visual e a percepção, avaliar a influência de fatores como emoção e motivação na alocação de atenção, e investigar a interação entre o processamento visual e outros sistemas cognitivos.
-
Eletrocardiograma
O eletrocardiograma é um registro da atividade elétrica do coração, medido por sensores na superfície da pele, utilizado para avaliar a atividade cardíaca em resposta a estímulos emocionais.
-
Condutância da Pele
Condutância de pele é uma medida da capacidade de condução elétrica da pele. Pode ser usada como indicador da atividade simpática do sistema nervoso autônomo relacionada a estados emocionais.
-
Eletromiografia
A eletromiografia é uma técnica que mede a atividade elétrica dos músculos, permitindo, por exemplo, estudar as expressões faciais relacionadas a sentimentos, atitudes e percepções sociais.