Para além dos bondes: aproximando as perspectivas êmica e ética nos julgamentos morais
Este projeto busca compreender os julgamentos morais em diferentes culturas, integrando as perspectivas êmica e ética. No Estudo 1, foi realizada uma meta-análise para avaliar como variáveis culturais influenciam os julgamentos morais no dilema do bonde. Os resultados indicaram que a Rigidez Cultural (Tightness) é relevante, mas houve pouca heterogeneidade nos dados, possivelmente devido às limitações desse tipo de dilema.
O Estudo 2 investigou a aplicabilidade do Modelo CNI de Tomada de Decisão Moral no Brasil, adaptando seis dilemas morais para o português brasileiro e coletando dados de 242 participantes. O Modelo CNI demonstrou ser eficaz em distinguir diferentes formas de moralidade, incluindo normas, consequências e a tendência à inação. No entanto, os dilemas, baseados em cenários do Norte Global, podem não ser totalmente eficazes em contextos brasileiros.
No Estudo 3, estão sendo desenvolvidos seis novos dilemas morais específicos do Brasil, com planos para replicar os resultados anteriores. No Estudo 4, esses procedimentos serão repetidos em uma cultura diferente, identificada pelo Índice de Distância Cultural, para explorar a eficácia em contextos culturalmente diversos. No Estudo 5, serão comparadas as percepções dos participantes sobre o realismo, a tipicidade e o grau de absurdo de dilemas morais em diferentes países. Espera-se que os dilemas do próprio país sejam vistos como mais realistas e típicos, e menos absurdos, do que os de outros países e do dilema do bonde.
Ao abordar tanto os aspectos universais quanto os específicos dos julgamentos morais, espera-se melhorar a precisão e a confiabilidade dos métodos para estudar esse importante aspecto do comportamento humano.
EQUIPE
CLENO COUTO
Doutorando e líder do projeto
RONALDO PILATI
Orientador
ARTIGOS
PUBLICADOS
PRÉ-PRINT
ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO
ARTIGOS
PUBLICADOS
PRÉ-PRINT
ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO